BLOG DA LUWA

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INHOTIM - Um paraíso ao nosso alcance

Estive recentemente em um lugar singular: INHOTIM.
Inhotim é uma propriedade de 500 mil m² localizada no município de Brumadinho, Minas Gerais.
Um verdadeiro museu a céu aberto.  O paisagismo, que teve sugestões de Burle Marx, é uma das coisas mais belas que já vi em toda a minha vida.  Palmeiras imperiais e dracenas deslumbrantes fazem um verdadeiro espetáculo natural.  E por toda parte há obras de arte contemporânea.  Seja ao ar livre ou em pavilhões especialmente construídos para abrigá-las.
Impressionante o capricho e cuidado com cada detalhe.  Cada canto, por menor que seja tem tanta beleza que demonstra que teve especial atenção, como se fosse o único.  E a comida dos restaurantes... MARAVILHOSA!
Nem todas as obras de arte de lá me agradam.  Até porque o objetivo da arte contemporânea é despertar sensações, sejam elas boas ou ruins.  Eu, particularmente, prefiro focar nas que trazem deleite.
Entre essas, posso citar uma que me chamou bastante atenção.  Vou chamá-la de "O som da terra" mas o nome verdadeiro é Sonic Pavilion, do americano Doug Aitken
 A obra (imagem ao lado) consiste em uma construção com um buraco de 200m de profundidade no centro, onde foi colocado um microfone geológico.  Nesta construção, de paredes de vidro, existem caixas de som de alta tecnologia, onde é transmitido o som captado por este microfone em baixo da terra em tempo real.  É de arrepiar!


Outra obra que me encantou foi Forty Part Motet, de Janet Cardiff.
40 Auto-falantes com vozes gravadas individualmente de um Moneto feito em homenagem à Rainha Elizabeth 1ª em 1575.  Olhando assim não dá pra imaginar a sensação de entrar nesta sala ouvindo todas as vozes cantando ao mesmo tempo.  
I M P R E S S I O N A N T E!  Adorei!


Pra compor os jardins maravilhosos, vários bancos de madeira por toda parte.  Verdadeiras árvores de sentar.
Olha o tamanho deste que estou sentada na foto ao lado.
Toda essa maravilha foi idealizada por Bernardo Paz, um empresário que em princípio mantinha Inhotim como propriedade particular e em 2006 abriu as portas para o público, com o já criado Instituto Inhotim.  
Além da beleza, O Instituto também exerce grande papel social empregando mão de obra da região e recebendo diariamente 400 crianças carentes, promovendo com isso o resgate da cidadania e ampliação de seus horizontes.   Grande Bernardo Paz... Muito grata por criar essa MARAVILHA!!!
Só mais um detalhe:  O ingresso custa apenas R$ 20,00 (R$ 10,00 a meia entrada).
É ou não é um paraíso ao nosso alcance?
Beijos e ótima semana!
LuWa


NOVIDADE:  Curta e indique a Página da LuWa no Facebook e concorra a um prêmio do atelier todo mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário