BLOG DA LUWA

quarta-feira, 23 de março de 2011

Afinal, o que é esse tal batik?

Hoje vou falar um pouco mais sobre esta técnica que eu amo e que utilizo em quase todos os meus trabalhos.
O Batik é uma arte milenar que surgiu na ilha de Java, na Indonésia.  Sua característica principal é a utilização de cera como isolante de cores, que são aplicadas no tecido, que é tingido em camadas.

A cera é aplicada com pincel, carimbos ou tjanting.
No Batik original, ao final do tingimento quebra-se a cera para se ter um efeito craquelado  na pintura.  Eu não utilizo o craquelê, mas acho o efeito muito legal.
Ao lado um legítimo artesão balinês aplicando o carimbo com a cera no tecido.
Em Bali diversas famílias vivem dessa arte há gerações. (Quando eu for pessoalmente conhecer o berço do batik acho que vou grudar nesses senhorzinhos, e ficar lá, bebendo dessa água de conhecimento até me botarem pra correr!)

Ao lado uma javanesa desenhando figuras de cera com o tjantig.
Em seguida este tecido será totalmente tingido.
A técnica do batik exige do artesão uma grande capacidade de abstração do olhar para imaginar o resultado com a pintura sendo que ela é feita como que de trás para frente.  As camadas mais claras primeiro e por último as mais escuras, sobrepostas.
Cada trabalho de Batik é original e feito à mão



Ultimamente tenho visto (nessas feiras mundiais que volta e meia acontecem) o batik africano, que eu acho super lindo e é caracterizado por imagens de mulheres e animais (ao lado um exemplar do batik africano).



Mas para a minha surpresa, outro dia descobri que o estilo de batik utilizado por mim, que não tinge o tecido todo de uma vez e sim segmentos localizados, chama-se Rooketsu-Zome, o batik japonês. Mais uma afinidade com a terra do sol nascente ;-)

Beijão e ótimo dia!
LuWa

Um comentário:

  1. Onde encontrar o Batik africano no Brasil:
    www.sowetoarts.com.br
    ou
    www.facebook.com/sowetoarts (curta a página e concorra a sorteios periódicos)

    ResponderExcluir