BLOG DA LUWA

quarta-feira, 30 de março de 2011

Haicai


Está acontecendo em São Paulo uma belíssima exposição de haicai.
O haicai é um poema tradicional do japão cuja característica principal é ser conciso e composto por três versos de 5,7 e 5 sílabas.  Outra característica é possuírem o kigô, palavra que representa uma das estações do ano.
Vejam que bela a explicação da curadora da exposição, Débora Tavares:


"Apreciar a natureza e dela extrair um instante.  O detalhe do vento balançando as folhas.  O movimento harmonioso das asas de um pássaro.  O assovio do lavrador.  O silêncio das rochas.  Fotografar com palavras um destes momentos: eis a poesia do haicai."


Eu particularmente não conhecia antes de visitar esta exposição.  Recomendo!
Os poemas foram impressos em tecidos coloridos e transparentes.  O efeito do sopro do vento, da transparência que deixa a natureza interferir e fazer parte da exposição.  
Foram impressos haicais em japonês e português (as respectivas traduções) em tecidos diferentes, para gerar a brincadeira de procurar o poema correspondente.

Para quem mora em São Paulo, um excelente programa, ainda mais porque a exposição acontece no Solo Sagrado de Guarapiranga, que é um lugar simplesmente Maravilhoso!  Um paraíso dentro de São Paulo.

A exposição acontece até o dia 29 de maio
De quarta a domingo, das 10 às 17h
Fica a dica!

Beijão e ótima quarta-feira!
LuWa

Nenhum comentário:

Postar um comentário